segunda-feira, 2 de abril de 2012

Escola, Tecnologia e Sociedade


Buscando atender as constantes transformações da sociedade e os avanços da tecnologia, percebemos que a educação, de modo geral, municipal e estadual vem investindo na inserção de tecnologias, principalmente na compra de computadores e instalação de laboratórios de informática. Essas iniciativas pretendem atender as expectativas da sociedade, dos profissionais e dos alunos, o numero de informações que o aluno recebe até chegar a escola é imenso.
Diante da nova realidade, o professor tem assumido a posição de mediador no processo de ensino aprendizagem, o papel de direcionar esse aluno, ou melhor, proporcionar condições para que este seja capaz de selecionar as informações recebidas diariamente.  E, que através da criatividade e do pensamento crítico, interfira no seu meio e se posicione perante suas próprias necessidades, não permitindo ser escravo de modismos e alienação.
A necessidade de utilizar as tecnologias no ambiente escolar exige um repensar da prática pedagógica em sala de aula, incentivando o professor à busca de capacitação profissional com a finalidade de estar preparando para orientar seus alunos, desafiando-os e auxiliando na organização de seus conhecimentos.   
Muitos são os desafios quando o assunto é educação e tecnologia, o fator financeiro, uma parte significativa da sociedade brasileira não tem acesso as tecnologias e a cultura, porém considero a dificuldade de alguns profissionais quanto a aceitação destas mudanças, e a inserção da tecnologia no ambiente escolar um dos maiores desafios.

2 comentários:

  1. É isso aí Sandra, a necessidade dessa tecnologia nas escolas nos faz buscar capacitação para tal e ajudar o aluno na sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Sandra, infelizmente ainda temos educadores que persistem em continuar com os velhos livros amarelados, não tem coragem de conhecer, experimentar e introduzir na sua prática pedagógica as tecnologias que estão presentes cada vez mais em nossas vidas. Ainda não perceberam que a geração de alunos de hoje nasceram na era digital, e, que não podemos ignorar este contexto.

    ResponderExcluir